Amplie seus Conhecimentos! Receba novidades de nosso blog direto em seu e-mail!

Comunicação integrada de marketing

Você já deve ter ouvido falar de comunicação integrada de marketing, certo? Se ainda não ouviu, continue lendo que vou te explicar. Se já sabe do que se trata, continue lendo, pois você provavelmente aprenderá algo a mais aqui.

Comunicação integrada de marketing é o processo de alinhar a comunicação de todas as partes de seu negócio e sua empresa para transmitir a mensagem desejada.

Comunicação entre os departamentos

Quando pensamos em uma empresa, é natural vir em nossa mente aquele formato do organograma que separa os departamentos, onde cada um tem sua função.

 

E não há nada de errado com isso.

 

A comunicação integrada de marketing tem justamente o objetivo de utilizar o melhor de cada área, para elaborar uma comunicação eficiente.

Isso significa que a equipe de vendas utilizará a mesma linguagem que a equipe de marketing. Isso também significa que o pessoal da arte criará imagens e linha visual, visando

o mesmo objetivo do pessoal de marketing, e também do pessoal de vendas e assim por diante.

Portanto, isso tem a ver com a construção de uma cultura organizacional bem elaborada, o que é tema para outro artigo. Vou fazer o possível para manter o foco no assunto comunicação integrada aqui, ok?

Processo de comunicação

Você sabe como funciona o processo de comunicação e envio de mensagem?

Quando alguém cria e envia uma mensagem, e o objetivo a recebe, podemos observar vários fatores:

O emissor está enviando a mensagem. Este, utiliza um canal de comunicação. A mensagem passa então por ruídos e distorções, e chega até o receptor.

Este é o processo básico que uma mensagem passa ao ser enviada.

Na comunicação integrada, é possível fazer com que os responsáveis por cada etapa, até chegar no emissor, consigam alinhar as suas ações, de modo que a mensagem seja construída e emitida com o mesmo objetivo, em todas as suas facetas.

E Isso permite diminuir ruídos e problemas da comunicação.

Faz também com que o receptor entenda corretamente a mensagem verdadeira, da forma que ela foi planejada no começo, através de vários canais diferentes.

E na prática, como funciona isso?

Imagine que você tem uma campanha de marketing que funcione com anúncios pagos, uma máquina de vendas de envio de e-mails, que leva o seu cliente à deixar os dados para receber uma ligação.

Bom, já deu pra perceber que temos um cenário simples, porém que envolve várias etapas, entre elas, algumas digitais e outras “offline”.

Aqui, nós temos:

  • A equipe que vai cuidar da campanha de marketing e métricas
  • A equipe que vai elaborar os textos dos e-mails
  • A equipe que irá criar as artes
  • A equipe que irá elaborar a página de contato
  • A equipe que fará as ligações

Temos 5 equipes (ou pessoas, dependendo do contexto) envolvidas em um fluxo simples de vendas e prospecção.

A pergunta a ser feita, é: Todos os envolvidos estão alinhados com o branding de sua empresa? Todos estão cientes dos objetivos? Todos sabem como transmitir, dentro de suas próprias esferas de atuação, a mensagem e a essência da empresa?
Isso é comunicação integrada de marketing.

Como criar uma boa comunicação integrada?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a comunicação integrada, deve estar se perguntando: Como fazer isso acontecer com as equipes envolvidas.

Eu vou dividir isso aqui, em 4 etapas bem simples:

Clareza de objetivo

Existe um objetivo claro no projeto e na empresa? A empresa tem bem definida a sua posição no mercado?

Como ela se posiciona diante dos concorrentes?Se não existe essa clareza, não adianta pensar em comunicação integrada, pois uma comunicação efetiva, começa por uma clareza de objetivo na mensagem.

Aprenda como transmitir a sua mensagem

Depois de ter clareza de objetivo, e saber qual mensagem você deseja transmitir, é imprescindível você saber como transmiti-la.Isso é muito importante:

 

Quem transmite a mensagem é a primeira pessoa que precisa entendê-la.


Na comunicação integrada, existem outras pessoas transmitindo a mesma mensagem que você, com a mesma essência.

E essas pessoas precisam receber e entender corretamente esta mensagem. Você, por si só, deve saber transmitir a sua mensagem como ninguém.

E quem recebê-la, deve receber a mensagem da forma que você deseja.Conforme aprendemos na Programação Neurolinguística, “A resposta da comunicação é o resultado que você obtém”.

 

Entendendo os envolvidos

Agora que já tem de forma clara e objetiva onde quer chegar, e já sabe como transmitir a sua mensagem corretamente, é preciso saber quem estará envolvido no processo de comunicação, e entender o mundo de cada um.

Aqui, o processo está mais voltado para a liderança, para o entender o mundo do outro.Os envolvidos devem ser capazes de transmitir a mesma mensagem com suas próprias ferramentas.Imagine a pessoa da “ponta” de um funil de vendas, que fará uma ligação ativa para alguém que solicitou um orçamento, através de um banner que encontrou no Facebook?

 

Quem criou o banner comunicou uma mensagem através de um canal visual. Quem ligar, comunicará a mesma mensagem (ou uma extensão dela), através de voz e palavras.São canais completamente diferentes, mas que transmitem a mesma mensagem.

Hora da prática

Não há melhor forma de se atingir resultados e ajustar o caminho, senão testando.Alinhe a comunicação de todos, e faça um teste.Experimente com seu cliente.

 

Faça pesquisa de satisfação.Faça perguntas nas mídias sociais, de modo que o cliente indique como ele está recebendo a informação. A comunicação voltada à percepção do receptor é a orientação do “Pai” do Marketing, Philip Kotler, sobre Comunicação Integrada.

 

Verifique se a pessoa que conheceu sua empresa através de uma ligação de prospecção ativa, recebeu a informação com a mesma clareza e entendeu a mesma essência do que aquela que viu o seu anúncio no Facebook ou no Google.

Conclusão

A comunicação integrada é essencial em qualquer projeto bem elaborado de marketing, que busque resultados, vendas e consistência! Alinhar a comunicação, tem sido o objetivo da humanidade desde o início, quando o homem começou a se relacionar e a fazer negócios!

Espero que este artigo tenha sido útil pra você.

Grande abraço!!!

Deixe seu comentário ou sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INFORMATIZE

Blog oficial da Kyrios – Excelência Criativa

Este blog é um canal para você aprender tudo o que precisa sobre marketing digital para colocar em prática nos seus negócios

A Kyrios – Excelência Criativa quer ser a sua parceira para te ajudar a gerar os resultados que procura!

Seguidores no Instagram

O Gerenciagram é a ferramenta exata que você precisava para gerar mais seguidores de forma autêntica! Clique na imagem e saiba mais.


Leia agora no seu Kindle

Entenda os 10 princípios fundamentais das vendas on-line: Vender Internet Sem Segredos em 10 Passos. Leia Agora no seu Kindle.