Amplie seus Conhecimentos! Receba novidades de nosso blog direto em seu e-mail!

5 passos essenciais das estratégias de marketing

A internet é uma selva. Mas você pode ser o Tarzan das estratégias de marketing!

Brincadeiras à parte, é preciso saber utilizar as estratégias de marketing corretas e ideais para que a sua empresa e seu negócio possam estar lado a lado com os seus concorrentes, conquistar seu espaço no mercado, e demonstrar diferencial.

Por isso, nós, do canal Informatize, resolvemos separar os 5 passos que todas as estratégias de Marketing Vencedoras tem, para você começar a aplicar no seu negócio ainda hoje, e utilizar a internet para alavancar os seus negócios e as suas vendas.

Os 5 Passos das Estratégias de Marketing

Estratégias de marketing digital - PlanejamentoPasso 1: Conheça seu Público

Conhecer o público é fundamental para qualquer negócio bem-sucedido. Acredito que seja uma das estratégias de marketing mais importantes para você colocar em prática, no início de seus negócios.

É muito importante saber exatamente para quem você cria a sua oferta e o seu produto. É, talvez mais importante do que saber qual produto você vende.

Conhecer o seu público significa se conectar com ele e conhecer as dores dele. Falar a língua dele. Saber o que ele anseia. Saber os motivos dele. Saber as dores dele. E saber como aquilo que você vende pode ajudá-lo a resolver um ou mais problemas

Passo 2: Tenha Metas

Estratégias de marketing digital - objetivos e metas imagem alvo

Metas são essenciais. Gosto da definição simples: Metas são objetivos com prazo.

Como estratégia de marketing, é muito importante que você saiba construir uma meta de forma efetiva. E para isso, você pode utilizar o padrão SMART:

Specific (específica) – É preciso que você defina com clareza o que quer.

Measurable (mensurável) – É muito importante que você consiga medir as suas metas. Nas estratégias de marketing, fazemos isso pelas métricas, definimos números. Números de vendas. Números de vendas. Números de leads. Porcentagem de crescimento,  e outros dados relevantes.

Attainable (Atingível) – Metas precisam ser atingíveis, isto é: Ser realistas. Não adianta definir um aumento de 500% em vendas em 2 meses, se sua empresa e sua equipe não estão preparadas ou não tem as estratégias de marketing necessárias para isso!

Relevant (Relevante) – É importante também que as metas sejam relevantes. Ou seja, elas precisam ter importância para você e sua empresa. Ela precisa despertar aquela sensação de vibração, de orgulho, de vitória, ao imaginar a sua realização.

Time based (temporal) – Se todas as etapas acima forem feitas, e suas metas não tiverem prazos, tudo cairá por água abaixo. Metas precisam de prazos. Os prazos fazem com que os envolvidos deem seu melhor. Garante o sucesso? Não. Não é possível garantir o sucesso de nada, quando trabalhamos com comportamento humano. Mas, os prazos fazem com que nós possamos ir além do que achávamos que seríamos capazes.

Passo 3: Planejamento

Depois que sabemos qual o nosso público, e temos metas definidas de onde queremos chegar, agora é importante traçar um planejamento de ação.

Traçar os pontos fortes e fracos do negócio. Estudar a concorrência. Entender o mercado, e onde estão as lacunas que ainda não foram preenchidas. Definir estratégias de marketing digital, definir fontes de tráfego e mídias sociais, definir planos de ação em geral.

É importante que planejamentos sejam documentados. Sejam escritos, que existam mapas mentais. Para que possam ser consultados e relembrados periodicamente.

Estratégias de marketing digital - entrega de valor, entregando presentePasso 4: Entregue valor

Entregar valor gratuito para possíveis clientes é uma das estratégias de marketing mais valiosas que poderia existir.

Lembre-se de um dia que você esteve em um mercado, e que havia um promotor te oferecendo uma degustação de algum produto. Já aconteceu com você?  E na sequência, você acabou comprando o produto?

É natural. Faz parte de como nosso cérebro se comporta. Isso se chama reciprocidade. Quando temos algo gratuito, ficamos, inconscientemente, “devendo um favor” a quem nos entregou o que consumimos.

Na internet, não é diferente. Utilizar a entrega de valor gratuito como estratégia de marketing é uma das ferramentas mais poderosas.

Escreva artigos. Grave vídeos. Ensine como utilizar a ferramenta que você vende. Sê você vende um cosmético, entregue um guia de como aplicar o produto. Faça um mini-curso gratuito, ou uma palestra on-line ao vivo.

Uma forma muito interessante de gerar valor para as pessoas que seguem seu trabalho, é através do e-mail marketing e da automação de marketing. Ferramentas como a Lead Lovers podem ajudar neste sentido. Clique neste link para entender melhor o que é a Lead Lovers e como ela pode te ajudar!

As possibilidades são inúmeras.

Passo 5: Faça testes

Essa vale ouro: Não existe a fórmula mágica. Faça experiências. É claro que para testar estratégias de marketing  e ações, será preciso investir tempo, dinheiro e energia. É inevitável.

Mas, quanto mais testes você faz, mais informações você adquire sobre o seu público e o comportamento dele, e mais assertivas as estratégias de marketing de seu negócio vão se tornando.

É semelhante a um desbravador que entra em uma selva (lembra, que falei que a internet é uma selva, lá no começo do artigo?), e nesta selva não tem trilhas. O desbravador precisa criar as trilhas. Para isso, ele precisa trabalhar, cortar galhos, verificar solo e terreno, verificar a terra e as plantas. Descobrir quais árvores tem frutos comestíveis.

Com o tempo, a trilha vai se formando, e o trabalho vai mais assertivo.

 

Eu falo de forma mais aprofundada sobre este assunto no livro digital Vender na Internet Sem Segredos em 10 Passos, que você pode adquirir clicando no botão abaixo:

Comprar Agora na Loja da Amazon

Tudo certo, ok all right dudeConclusão

Existem dezenas ou talvez centenas de outras informações valiosas para elaborar boas estratégias de marketing. Mas essas já dão uma bagagem muito bacana, principalmente se isso for novo pra você e não tinha muita ideia de por onde começar. Agora você tem!

E se você já está na caminhada a algum tempo, tenho certeza que em algum ponto esse artigo contribuiu com você e seu negócio.

Se considerar relevante, compartilhe este artigo com outras pessoas, que  também precisam melhorar seus resultados.

 

Até a próxima!

 

Deixe seu comentário ou sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INFORMATIZE

Blog oficial da Kyrios – Excelência Criativa

Este blog é um canal para você aprender tudo o que precisa sobre marketing digital para colocar em prática nos seus negócios

A Kyrios – Excelência Criativa quer ser a sua parceira para te ajudar a gerar os resultados que procura!

Seguidores no Instagram

O Gerenciagram é a ferramenta exata que você precisava para gerar mais seguidores de forma autêntica! Clique na imagem e saiba mais.


Leia agora no seu Kindle

Entenda os 10 princípios fundamentais das vendas on-line: Vender Internet Sem Segredos em 10 Passos. Leia Agora no seu Kindle.